“Sociedade, Estado e Natureza" é o tema do 20° Congresso Brasileiro de Sociologia, que será realizado de 12 a 17 do corrente mês. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia-SBS, que, no último encontro em 2019, escolheu Belém e a Universidade Federal do Pará para sediar a edição do ano de 2021, tendo o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) como programa anfitrião do evento em terras amazônicas, particularmente pela condução da professora Edna Castro, atual vice-presidente da SBS e docente do PPGSA.
Apesar da pandemia de Covid-19, a programação do evento foi mantida, ampliada e acontecerá integralmente, porém na modalidade on-line, com conferências transmitidas pelo YouTube. Para o acesso às demais salas de debate, será necessário realizar inscrição via site do evento.
“Assim como as demais associações acadêmicas, que mantiveram suas agendas de encontros alterando para o formato virtual, a Sociedade Brasileira de Sociologia decidiu manter o congresso para mobilizar a sociedade no debate em torno do tema escolhido, além de propiciar aos pesquisadores a divulgação de seus trabalhos e reflexões de interesse, na compreensão das questões sociológicas”, explica a professora Edila Moura, da coordenação executiva local do congresso.
É a primeira vez que o Congresso Brasileiro de Sociologia será realizado na região amazônica. Pesquisadores, professores universitários, da educação básica, estudantes de pós-graduação e de graduação são o público-alvo do evento. A participação já conta com 2.977 inscrições confirmadas de estudiosos do Brasil e do exterior.
Programação – As reflexões oriundas dos estudos de pesquisadores que atuam em instituições de ensino e pesquisa locais, nacionais e internacionais estarão presentes nas diversas atividades distribuídas em grupos de trabalho, 55 mesas-redondas , 10 fóruns, 11 sessões especiais, 12 minicursos e 8 conferências.O “Circuito Amazônia” vai destacar todos os trabalhos sobre a região que serão apresentados no congresso. De forma semelhante, o “Circuito Lilás” mostrará os estudos e as questões relativas a gênero e a sexualidade.
O congresso terá, ainda, oito conferências. A professora Elisa Reis, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), fará a conferência de abertura, “Sociedade, Estado e Natureza”. A socióloga paraense Violeta Loureiro, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) , no encerramento do evento, abordará “A Amazônia e o reconhecimento do outro”
Haverá também uma premiação para estudantes de graduação e de mestrado que participam do congresso na modalidade "Sociólogos do futuro", com 270 trabalhos selecionados para exposição. O melhor trabalho será premiado com o valor de R$ 1.800,00.
Programação cultural – Além de exposições de fotos e filmes, a 20º edição do congresso também terá um espaço dedicado à literatura. “Conversa com autores amazônicos” vai reunir Milton Hatoum, Márcio Souza e João de Jesus Paes Loureiro. “A literatura contribui com olhares mais carregados de sentimentos e luz sobre os saberes amazônicos. Temos escritores de renome internacional que têm sido reconhecidos por essa dimensão de seus trabalhos”, enfatiza a professora Edila Moura.
Texto: Ascom IFCH/UFPA
Arte: Divulgação