menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA sedia o lançamento da Cartilha de Acessibilidade em Libras da Polícia Civil do Pará

A Universidade Federal do Pará sediou, durante o Seminário em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, com tema “22 anos da Lei de Libras: o acesso linguístico da pessoa surda nas instituições públicas”, o lançamento da Cartilha de Acessibilidade em Libras da Polícia Civil do Pará. O objetivo da Cartilha em Libras é garantir às pessoas surdas os serviços oferecidos pela Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência (DPPCD).

A cartilha é resultado da parceria entre o Grupo de Pesquisa de Estudos Linguísticos em Tipologia de Língua de Sinais (GPELLSI/UFPA), do Campus Bragança, coordenado pela professora Leila Mota, e a Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência, que é dirigida pelo delegado da Polícia Civil Guilherme Gonçalves da Silva. A produção da cartilha tem o intuito de firmar o compromisso da DPPCD, como instituição pública em defesa das pessoas surdas, além de evidenciar a importância da acessibilidade de comunicação dos surdos nas demais instituições públicas, possibilitando seus direitos previstos em lei para que possam utilizar serviços em igualdade de condições da sociedade majoritária. 

“Queremos oportunizar acessibilidade linguística para pessoas surdas que precisam dos serviços da Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência e também informar as pessoas surdas dos serviços oferecidos pela delegacia. Por exemplo, na Polícia Civil, eles trabalham com delegacias especializadas, então, normalmente, os surdos não sabem à qual delegacia devem se dirigir, e a cartilha tem esse caráter informativo também”, explica  a professora Leila Mota.

Cartilha de Acessibilidade em Libras – A cartilha está publicada tanto na estrutura da Língua Portuguesa, na versão impressa, que foi organizada pela Polícia Civil do Pará, quanto na estrutura da Língua de Sinais, em vídeos com tradução em Libras, que foi organizada pelo Grupo de Pesquisa de Estudos Linguísticos em Tipologia de Língua de Sinais da UFPA, pelos pesquisadores José Ribamar Silva Sousa, Nazaré do Socorro Monteiro Alves, Patrick Ferreira da Silva, Áurea Luzia, Juliane Alves do Rosário, com sinalização da professora Leila Mota.  Essa é a segunda cartilha em Libras lançada no Brasil, sendo a primeira Cartilha em Libras lançada no país, publicada pela Polícia Civil do Paraná. 

“É importante que as pessoas surdas tenham esse conhecimento a respeito dos seus direitos. A acessibilidade linguística é um direito que deve existir em várias instituições públicas, além dos espaços educacionais. Então desejamos que outras instituições públicas, como hospitais e bancos, possam também oferecer esse atendimento que é garantido em lei para a comunidade surda”, finalizou  a professora Leila Mota. 

A cartilha pode ser acessada aqui ou no perfil do Grupo de Pesquisa de Estudos Linguísticos em Tipologia de Língua de Sinais da UFPA.

TEXTO: Nilmara Melo - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Reprodução ONU

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das Desigualdades

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo