XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil relembra gerações que marcaram os 60 anos do curso na UFPA

"semana_engenharia"

Para comemorar o aniversário de 60 anos da UFPA, o Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC) e a Faculdade de Engenharia Civil (FEC) irão realizar, entre os dias 11 e 15 de dezembro, a XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SEC). Através de um ciclo de palestras, minicursos e visitas técnicas, a temática do evento vem resgatar a memória das gerações de Engenheiros Civis egressos da antiga Escola de Engenharia, que posteriormente migrou e fundou a UFPA, além de comemorar os 60 anos do curso na Universidade.

A Semana Acadêmica de Engenharia Civil visa atender a necessidade da troca de conhecimento e experiências entre profissionais da área, docentes e discentes do maior e mais antigo curso do Instituto de Tecnologia da UFPA, por meio de atividades que têm como objetivo fundamental a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento em suas áreas afins.

Segundo o diretor de comunicação do CAEC, Edson Leão, o evento direcionado aos graduandos, mestrandos e doutorandos de Engenharia Civil, engenheiros civis formados, e profissionais afins da área, oportuniza a vinda de palestrantes oriundos de diversas empresas e instituições, promovendo a exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.

Programação – Ao longo da semana acadêmica, serão realizadas diversas palestras no período da tarde. A mesa de abertura será “60 Anos da engenharia civil UFPA e a saga dos primeiros construtores do Pará”, ministrada pelo Jornalista da Folha de São Paulo e Professor Aposentado da UFPA, Prof. Dr. Oswaldo Coimbra; seguida por “Reforma trabalhista e os impactos na construção civil” e “Experiências no emprego de fundações rasas e profundas na Amazônia”, no dia 12; “Sistemas estruturais de pontes: comportamento idealizado e comportamento real” e “Licenças ambientais necessárias à execução de obras civis”, no dia 13; “Gerenciamento de obras aeroportuárias e manutenção de pistas de pouso e decolagem” e “Como gerenciar obras no século XXI”, no dia 14; e “Análise de estruturas: aliando a análise computacional á análise experimental” e “Provas de carga em fundações”, no último dia de evento.

Serão ministrados minicursos de “Software Eberick”, “Autocad 3D”, “Introdução ao concreto protendido”, “Aspectos jurídicos para a formação de pequenas empresas”, “Projeto e tecnologia” e “Sistemas de impermeabilização”, no horário da manhã; “Autocad 2D”, durante a noite; e Excel “Básico” ou “Intermediário” e “Ensaios práticos de mecânica dos solos”, em horários de manhã ou de noite.

As visitas técnicas serão ao “Prolongamento da João Paulo II – NGTM / Camargo Corrêa”, “Aeroporto Internacional de Belém – Infraero”, “Elevado da Av. Augusto Montenegro com Av. Independência” e “Supermix – Usina de concreto”, todas a partir de 8h da manhã.

Inscrição – Com certificação de 20 horas, as inscrições para a Semana Acadêmica de Engenharia Civil devem ser realizadas via formulário online até o primeiro dia do evento, 11 de dezembro.

Para alunos da UFPA, a inscrição será validada mediante a entrega de 1kg de alimento não-perecível. Para outras instituições e profissionais, o valor será de R$10,00 mais 1kg de alimento não-perecível. O pagamento é feito na sala do CAEC no Laboratório de Engenharia Civil da UFPA ou no ato do credenciamento.

Serviço:

XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil

Data: 11 e 15 de dezembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) na UFPA
Hora: Ciclo de Palestras durante a tarde, Visitas Técnicas pela manhã e Minicursos durante a manhã e noite
Para maiores informações e programação completa acesse o site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA