Área restrita

Jonas Gonzaga WebMaster

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Serviço de Urgência e Emergência

O Serviço de Urgência e Emergência está destinado ao atendimento emergencial de adultos e crianças e será, fundamenta, de preferêncialmente, de apoio às diversas clínicas do Curso de Odontologia, e contará com Cirurgiões-Dentistas e acadêmicos, previamente capacitados para desenvolver as funções inerentes a esta função. Este serviço é administrado pela Coordenadoria do Curso ou por quem esta determinar, de preferência por docentes ou Cirurgiões-Dentistas que nele exerçam suas atividades, e o treinamento de seu pessoal efetivo é feito por meio de educação continuada. O serviço de Urgência e Emergência conta com a participação de acadêmicos de Odontologia do 8º ao 10º semestres, sob forma de plantão diurno, com carga horária de 20 horas/semestre necessária para a integralização curricular.

Serviço de Triagem

O Serviço de Triagem tem por finalidade disciplinar o atendimento odontológico aos pacientes, no Curso de Odontologia da UFPA, facilitando o trabalho desenvolvido pelos docentes, favorecendo a qualificação dos discentes de Odontologia, assegurando-lhe uma clientela diária e permanente.

Este serviço também armazena informações, documentações e um banco de dados para facilitar o trabalho conjunto entre os envolvidos (docentes, discentes, serviço de triagem e pacientes), visando um melhor acompanhamento dos atendimentos realizados no Curso.

O Serviço de Triagem de pacientes é desenvolvido por Assistentes Sociais, docentes e discentes das disciplinas Clínica Odontológica I, II, III, IV.

- Atividades realizadas pelo Serviço de Triagem:

• Palestras educativas para a comunidade.
  • Execução e acompanhamento da triagem dos pacientes.
  • Cadastramento de pacientes.
  • Preenchimento de fichas sociais, por meio de entrevistas individuais.
  • Orientação aos pacientes, individualmente e em grupos, sobre o atendimento odontológico.
  • Preparar informes para a comunidade sobre o atendimento odontológico.
  • Oragnização de prontuários dos pacientes.
  • Elaboração de documentos do serviço e emissão de pareceres técnicos documentais.
  • Expedição de carteirinhas para o atendimento odontológico.
  • Orientação e encaminhamento dos pacientes, após o diagnóstico.
  • Programar e acompanhar todas as etapas do attendimento aos pacientes.
  • Analisar o resultado dos encaminhamentos.
  • Avaliação mensal do resultado das atividades.
  • Controle da documentação utilizada.
  • Coordenar, supervisionar e elaborar relatórios das atividades do Serviço.
  • Elaboração de gráficos estatísticos das atividades realizadas.
Serviço de Atendimento aos Servidores da UFPA e Familiares

Este serviço oferecido pelo Curso de Odontologia da UFPA é integrado ccom as atividades da Graduação e com a Urgência e Emergência, permitindo aos profissionais que já atuam nesse serviço, e aos alunos uma prática de intercorrência diária do Serviço, integralizando o conhecimento dos problemas que um Clínico enfrentará no consultório.

Clínica de Férias

A Clínica de Férias tem como objetivo principal a continuidade da prestação de serviço odontológico à população, bem como aumentar o treinamento em prática clínica do aluno do Curso de Odontologia. Esta clínica funciona com serviços de promoção, prevenção, diagnóstico, atendimento causal e odontopediatria. As atividades são desenvolvidas no período de férias, com alunos selecionados de acordo com o perfil das clínicas, pois precisará ter conhecimento de conteúdos modulares para o atendimento preconizado. Funcionará de segunda a sexta-feira, com carga horária compatível a curso de atualização e dará direito a certificado de participação, que levará em consideração frequência e aproveitamento prático e teórico do aluno. O corpo docente será composto por professores do Curso de Odontologia.