Odontologia é um dos serviços de saúde mais antigos ofertados gratuitamente à comunidade

"hoje

Um dos serviços de saúde mais antigos oferecidos gratuitamente à comunidade é o de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os procedimentos odontológicos envolvem desde a educação, com orientações sobre saúde bucal, até tratamentos mais complexos que exigem intervenção cirúrgica. O atendimento ocorre no prédio da Faculdade de Odontologia, instalado no Campus Guamá, em Belém, próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro.

Atendimento – O horário de atendimento nas clínicas é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os pacientes atendidos são de demanda espontânea ou encaminhados pela rede pública. Para ter acesso aos procedimentos odontológicos, é necessário apresentar documentos de identificação e passar pelo serviço de triagem, realizado por assistente social. O paciente vai preencher a ficha de protocolo e receber um número de registro no sistema. Em seguida, é marcado o dia para retornar e preencher uma ficha clínica que indicará a necessidade do paciente e o tipo de tratamento que vai receber.

Nas clínicas, são realizados serviços odontológicos às crianças e aos adolescentes, aos adultos e aos idosos, todos orientados por professores pós-graduados. Atualmente, são atendidos cerca de 10.500 pacientes/mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na área da Saúde Coletiva que envolve tanto crianças quanto adultos, os pacientes passam pelo escovódromo, recebendo noções de higiene e de como realizar a limpeza dos dentes corretamente por meio de escovação.

A faculdade possui, ainda, programas importantes como o Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde (MS), o qual oferece serviços especializados, entre eles, ortodontia, endodontia, prótese, implante dentário, odontopedriatria (para crianças de zero a três anos de idade), periodontia (gengiva) e cirurgia oral menor. A média de atendimento/mês é de 400 a 500 pessoas. No Brasil Sorridente, atuam somente profissionais especializados e ligados aos Programas de Pós-Graduação.

Projetos de extensão – Em alguns colégios e entidades que mantêm consultórios dentários, professores e discentes da Faculdade de Odontologia da UFPA desenvolvem projetos de extensão de atendimento odontológico à população. O serviço faz parte da grade curricular do curso.

Outros projetos são o Protrauma – Programa de Referência em Traumatismo Buco-dental, e o Sidope – Serviço Integrado de Diagnóstico Oral e Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (pacientes com alterações neurológicas ou outras deficiências), sendo que, do total de atendimento da Faculdade, 420 procedimentos são deste último projeto.

A faculdade também dispõe de atendimento à gestante, por meio do Pré-Natal Odontológico, executado em parceria com o Hospital Universitário Bettina Ferro. Também como programa de extensão, a Clínica de Oclusão é destinada aos pacientes com problemas de articulação temporomandibular.

História da Odontologia na UFPA –  a Faculdade de Odontologia do Pará, hoje pertecente ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, foi criada em 1914, com a dissidência de alguns médicos. Era chamada Escola Livre de Odontologia e funcionava em um casarão antigo, na travessa Padre Eutíquio, onde contava apenas com 13 equipamentos e três modestos laboratórios. É a segunda faculdade mais antiga da Universidade, sendo a primeira a de Direito e a terceira a de  Medicina.

Voltada para as comunidades carentes, a Faculdade de Odontologia da UFPA encontra-se envolvida com o Estado e municípios nos Programas de Educação em Saúde Bucal, principalmente com medidas preventivas às afecções buco-dentárias e suas consequencias, enfatizando a cárie dentral e sua morbidez.

Para os serviços comunitários, disponibiliza docentes e discentes, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento de todas as especialidades da Odontologia.

De acordo com o diretor da Faculdade, professor Antônio José da Silva Nogueira, no período de 2014 a 2016, a faculdade passou por reformas na sua estrutura física, sendo totalmente replanejada, com salas e laboratórios preparados para receber novos equipamentos. “Esta foi a reforma central, a partir disso, estamos tentando uma reforma administrativa, baseada no ensino. Temos um grupo de trabalho, que é o Núcleo de Desenvolvimento Estrutural (NDE), um dos mais importantes que respondem pela faculdade no que diz respeito às mudanças quanto ao currículo e ao projeto pedagógico. Eu creio que o novo projeto pedagógico vai estar mais ambientado ao que nós temos hoje, à odontologia de hoje, ao ensino de hoje”, enfatizou.

Serviço:
Agendamento para consultas