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TAMANHO DA FONTE

Evento promove reflexão sobre a prática da leitura na educação básica

Qual o hábito de leitura dos brasileiros? A 5ª edição da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2019, apresentou a média de um livro inteiro lido nos últimos três meses pelos respondentes e 48% dos entrevistados se declararam como não leitores. Para repensar essa realidade, será realizado o V Seminário de Leitura, nos dias 13 e 14 de abril, das 8h às 18h, no Auditório B, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (Iced/UFPA), Campus Guamá. O objetivo do evento é pensar ações de promoção da leitura por meio da mediação e da contação de histórias desde a educação básica, para incentivar a prática desde a infância e mantê-la ao longo da vida.

Esta edição do evento apresenta o tema “Contação de História e Mediação de Leitura na Amazônia: reflexões, desafios e possibilidades” e inclui palestras, mesas-redondas e oficinas, para propor reflexões sobre a mediação e a contação de histórias de maneira estratégica e pedagógica. O objetivo é formar uma juventude que aprecie a leitura para além das salas de aula. O evento é voltado para professores da educação básica, graduandos e pós-graduandos, principalmente os de licenciatura, participantes de movimentos sociais, bibliotecários e todos os que acreditam no caráter transformador da leitura constante.

“Despertar o gosto pela leitura é um dos grandes desafios da escola básica, principalmente da escola pública, que ainda carece de espaços como bibliotecas, salas de leitura e formação permanente para todos os profissionais da educação sobre a importância da leitura e as diferentes estratégias que podem ser usadas para motivar os leitores em salas de aula ou fora dela. Refletir e pensar sobre a leitura envolve pensar no tipo de sociedade que queremos, seja no presente, seja no futuro”, informa o coordenador do evento, Jesus Costa.

Após os dois anos de suspensão das atividades educacionais presenciais, em razão da pandemia de covid-19, os professores observam impactos negativos na educação, como o déficit de desenvolvimento de leitura e escrita nas crianças, nos jovens e nos adolescentes dos ensinos fundamental e médio. Pensar novas formas de trabalhar o incentivo à leitura pode se mostrar uma estratégia eficaz na redução desse atraso e na promoção de uma educação de base sólida.

O evento é realizado pelo Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a Universidade e as Comunidades Populares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, em parceria com o Grupo de Estudos Alfabetização, Levantamento e Práticas Docentes na Amazônia (GALPDA) e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), ambos da UFPA.

A inscrição como ouvinte é gratuita e pode ser realizada até o dia 2 de abril, por meio da página do evento.

Serviço:
V Seminário de Leitura “Contação de História e Mediação de Leitura na Amazônia: reflexões, desafios e possibilidades”
Período: 13 e 14 de abril de 2023
Horário: das 8h às 18h
Local: Auditório B, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (Iced), Campus Guamá
Inscrições até o dia 2 de abril, via página do evento

Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Morais – Ascom UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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