UFPA e Ministério da Pesca articulam novas parcerias estratégicas durante celebração de 20 anos do PPGEAP

Em uma agenda que uniu o fortalecimento institucional e o reencontro acadêmico, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, recebeu a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Rivetla Edipo Araújo, no dia 18 de junho, no Gabinete da Reitoria. O encontro ocorreu por ocasião das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (Neap), realizado no Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.

Durante o encontro, Rivetla Edipo Araújo e o reitor da UFPA conversaram sobre as duas décadas de contribuição do programa que ajuda a formar cientistas e transforma realidades na Amazônia, além de projetar a ampliação de acordos bilaterais para o desenvolvimento sustentável da região. O atual ministro da Pesca é egresso da própria UFPA, onde concluiu seu doutorado justamente pelo PPGEAP.

“A Amazônia é celeiro de pescado, é celeiro de pescadores e pescadoras e tem uma vocação para a aquicultura, de colocar alimento de qualidade na nossa mesa. Hoje a gente firma ainda mais a parceria entre as instituições para que a gente possa fortalecer e trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável desse segmento que é tão importante para o país, que é a cadeia do pescado nacional”, pontuou o ministro sobre a importância da parceria contínua com a universidade para o subsídio de políticas públicas do setor.

Atualmente, a cooperação técnica entre o Ministério e a Universidade é executada por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs). Os recursos recebidos são aplicados no levantamento de dados biológicos e socioeconômicos, no apoio a eventos científicos e na execução de um edital gerido integralmente pela UFPA focado na valorização das culturas pesqueiras tradicionais.

Projeção de novos horizontes científicos – O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, enfatizou que o acompanhamento científico de dados pesqueiros é indispensável para a manutenção do ecossistema e das comunidades locais. “O acompanhamento científico dessas espécies é fundamental, pois esses peixes desempenham um papel ecológico, social e econômico crucial para o equilíbrio ambiental e para o sustento das populações ribeirinhas e da cadeia pesqueira regional”, explicou.

Mirando os desdobramentos futuros da visita ministerial, o reitor apontou que o diálogo permitiu abrir novas frentes de cooperação tecnológica e social. “Mais do que celebrar os excelentes resultados que já estão a ser colhidos desde o início desta cooperação, este encontro serviu para projetar o futuro e discutir o imenso leque de potenciais parcerias que temos pela frente. Conversamos sobre novas frentes de trabalho que envolvem o fomento à inovação tecnológica na pesca artesanal, o apoio à aquicultura familiar e a ampliação de incentivos para os nossos laboratórios e investigadores voltados às ciências aquáticas”, detalhou o reitor.

As discussões e propostas firmadas durante a visita institucional ratificam o papel consolidado pelo PPGEAP ao longo de suas duas décadas de existência. Com turmas de mestrado e doutorado, o programa converteu-se em uma referência internacional nas áreas de ecologia aquática, manejo de recursos naturais, conservação da biodiversidade e sustentabilidade, transformando o conhecimento gerado dentro dos laboratórios da UFPA em motores de desenvolvimento econômico e preservação para toda a Amazônia.

TEXTO: Felipe Melo - Assessoria da Reitoria da UFPA

FOTOS: Felipe Melo - Assessoria da Reitoria da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na ÁguaODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Acessar o conteúdo