O Museu da UFPA está com visitação aberta, somente até o dia 10 de maio, para a exposição Experiência Vertigem – Novas Aquisições da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará. A exposição é composta por 25 obras que reúnem diferentes olhares sobre a região, mediados por vivências variadas, das micropolíticas às questões emergenciais da sociedade, passando por experiências singulares de estar no mundo.
Múltiplas são as perspectivas que se somam e ativam a potência de um acervo na Amazônia, fruto da pesquisa e da curadoria do professor Orlando Maneschy, da Faculdade de Artes Visuais e PPGArtes/UFPA, para a construção de um ambiente comum. "Aqui temos estratégias de existência que se materializam na criação e projetam para além das probabilidades", afirma Maneschy.
Um dos vértices da exposição Experiência Vertigem é o convite para olhar a região e desfazer o pensamento colonizado que ainda se mantém quando se empreende uma busca pela compreensão deste lugar.
O público que visitar a mostra terá contato com obras de Eder Oliveira, Nayara Jinknss, Luciana Magno, Cristóvão Coutinho (AM), Savio Stoco (AM), Milton Guran (RJ), Kurt Klagsbrunn (Áustria), Anna Kahn (RJ), Oswaldo Goeldi (RJ), Jair Júnior, Aloísio Carvão, Osmar Dillon, Fernando Lindote (RS), Marise Maués, Paula Sampaio, Paulo Meira (PE), Juliana Notari (PE), José Alberto Colares e Patrick Pardini, Danielle Fonseca, Keyla Sobral, Giuseppe Campuzano e Carlos Pereyra (Peru), Rafael Mateus Moreira e Nina Matos.
Serviço:
Experiência Vertigem
Visitação: até 10 de maio
Horário: Terça a sexta – 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados – 10h às 14h
Local: Museu da UFPA – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré, Belém.
Texto e arte: Divulgação