O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA realizará, nos dias 25 e 26 de novembro e 25 e 26 de fevereiro de 2021, o “3° Seminário Internacional América Latina: conflitos e políticas contemporâneas” (SIALAT 2020). O evento está com as inscrições abertas e será inteiramente on-line.
Realizado desde 2015, o evento conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA; das Universidades de la República, no Uruguay, e Universidade de Cuenca, no Equador, além do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), da UFRGS, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), e o apoio da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS).
Com base nos resultados de pesquisas produzidas em universidades e institutos de pesquisa e também no conhecimento produzido no campo fértil da vida e das lutas empreendidas pelos movimentos de resistência e por levantes de ativistas que têm contribuído para renovar o campo conceitual e teórico, o seminário irá promover uma discussão e a análise de situações comuns que ocorrem em muitos países da América Latina.
O objetivo é discutir essas questões e fomentar um debate acadêmico e político sobre caminhos epistemológicos possíveis para se pensar o amanhã. “Estamos em um contexto de mudanças importantes no continente latino-americano que inclui agressões à democracia, ameaças de desmonte de instituições e dispositivos legais que garantam uma ampliação dos direitos, tensões e conflitos profundos de caráter social, político e ambiental”, lembra a coordenadora do evento, professora Edna Castro.
Ainda segundo a professora, o tema “Conflitos e políticas contemporâneas” foi escolhido justamente por denotar a importância da construção de novos pensamentos, de um outro imaginário e de práticas que sejam capazes de produzir rupturas emancipatórias.
Programação – O evento contará com mesas-redondas e conferências nos dias 25 e 26 de novembro. Já em fevereiro, além de mesas-redondas, também haverá rodas de conversa, grupos de trabalho, minicursos, oficinas e lançamento de livros e revistas. A programação completa pode ser vista aqui.
“O seminário é importante, pois sedimenta conhecimentos sobre a América Latina, estimula a curiosidade, reforça a pesquisa e revela fragilidades na nossa formação voltada quase exclusivamente para uma literatura teórica europeia e americana do norte”, ressalta Edna Castro.
Inscrições – As inscrições são divididas em duas modalidades. Na primeira, gratuita, os ouvintes receberão certificado de ouvintes, mas não podem submeter trabalhos. A segunda modalidade, com pagamento de taxa de inscrição, permite a submissão de trabalhos e publicação dos trabalhos completos nos Anais do evento, além da emissão de certificados. Professores da rede pública de ensino básico, representantes de movimentos sociais e indígenas são isentos de taxa.
Para estudantes de graduação e profissionais formados de 2017 até 2020, o valor é de 25 reais; para estudantes de pós-graduação, 50 reais. Professores, pesquisadores e demais profissionais pagam 70 reais. Os valores são válidos até dia 24 de novembro.
Formulários de inscrição, outros valores, formas de pagamento e mais informações, aqui.
Submissão de trabalhos – Os inscritos que estiverem interessados em submeter trabalhos devem inscrever seus resumos até o dia 5 de dezembro, nos Grupos de Trabalho disponíveis. Os resumos, com até 500 palavras, devem ser enviados para o e-mail papersialat2020@gmail.com. As apresentações serão realizadas durante o segundo período do evento, entre 25 e 26 de fevereiro.
Serviço:
SIALAT 2020
Data: 25 e 26 de novembro / 25 e 26 de fevereiro
Local: evento on-line
Inscrições: aqui
Mais informações no site do evento
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação