“Olhares Geográficos, Desafios e Perspectivas” é o tema do I Encontro do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Geografia (Pet/Geografia), que se inicia nesta terça-feira, dia 27, no auditório do ILC. O evento, que se estende até o dia 29, reune docentes, alunos e ex-alunos, vinculados ao programa para um debate sobre a importância do PET na cultura acadêmica.
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pelo Ministério da Educação em 1979, como forma de incentivo aos estudantes na participação da pesquisa acadêmica e no aprofundamento nas suas áreas de atuação. O Grupo PET do Curso de Geografia da UFPA surgiu em março de 1992.
“Dentro da esfera do Ensino Superior, o Programa de Educação Tutorial proporciona aos graduandos e tutores possibilidades de construir um ambiente acadêmico, científico e institucional capaz de religar saberes e fazeres, bem como as dimensões do ensino, pesquisa e extensão”, explica o professor João Nahum, atual tutor do PET Geografia.
Apesar da sua importância, os cortes sucessivos nos recursos das universidades e das agências de fomento colocam no horizonte dias difíceis para o Programa. “É imprescindível defender a permanência do PET como um programa estimulador da cultura acadêmica de pesquisa na graduação e na pós-graduação”, ressalta João Nahum.
Programação – A mesa “O PET Geografia: memória e legado” vai abrir a programação às 10h, abordando a trajetória do PET Geografia e ressaltando suas contribuições para a qualificação do curso, a partir de relatos de ex-tutores e ex-petianos. Em seguida, sendo o PET um programa de educação tutorial que trabalha com o ensino, a pesquisa e a extensão, um debate sobre as estratégias para promover essa inserção, ocorrerá a mesa "A Universidade e o desafiador diálogo entre ensino, pesquisa e extensão", que tem como convidados professores que são coordenadores de pós-graduação e tutores de outros PETs da UFPA.
Nos dias seguintes, temas como as Perspectivas dos Cursos de Geografia no Pará; Ensino de Geografia e outros mais específicos da área, também serão tratados. “Promoveremos a partir da fala de representantes dos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior do Pará, uma visão panorâmica dos cursos de Geografia do estado, ressaltando suas semelhanças e diferenças. Ainda teremos três mesas que tratam das perspectivas da Geografia Humana, da Geografia Física e do Ensino de Geografia, que objetivam proporcionar um debate sobre as várias perspectivas teóricas e metodológicas nessas subáreas do conhecimento”, complementa o coordenador do PET.
Serviço:
I Encontro do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Geografia
Data: de 27 a 29 de novembro de 2018
Local: Auditório do ILC – Campus Guamá
Texto: Assessoria IFCH
Arte: Reprodução / Google