menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Projeto “Capoeira no Museu” oferta aulas gratuitas no Museu da UFPA

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco desde 2014, a capoeira se tornou uma das principais formas de expressão atuais da sociedade e visa proporcionar equilíbrio, disciplina e controle emocional aos amantes e profissionais da área. Foi com o objetivo de proporcionar esses benefícios que surgiu o Projeto “Capoeira no Museu”, que oferta aulas de capoeira no Museu da UFPA, todos os sábados, às 9h. 

Fotografia do jardim do Museu da UFPA. Em destaque na foto, cinco pessoas praticam exercícios de alongamento de braço. Eles observam um homem que está à esquerda da imagem, de frente para eles.

Sem limitação para a idade dos praticantes, o projeto recebe alunos desde o público infantil, dos 3 aos 6 anos, ajudando na autonomia e no desenvolvimento das crianças, até o público idoso, com homens e mulheres com mais de 60 anos que desejam desenvolver a cognição, a coordenação motora e o equilíbrio corporal. As aulas são ministradas pelo professor de capoeira e museólogo Wanderson Amorim Costa e supervisionadas pelo mestre Marcão, do Grupo Capoeira Brasil.

“Não tem limitação física que possa impedir você de começar a praticar a capoeira, porque ela não é só trabalhar com a parte do corpo, ela trabalha muito com a mente, porque ela é música, é ritmo. Então a capoeira aborda todos os fatores que existem pra você ter um bom desempenho na sua vida, por isso que ela tem essa riqueza maior”, explica mestre Marcão, que exerce a prática há 40 anos.  

Além de promover vantagens para a saúde corporal dos alunos, as aulas de Capoeira realizadas no Museu da UFPA também proporcionam um contato mais afetivo com a historicidade do espaço cultural, estimulando a valorização e difusão da cultura no estado. “Capoeira é saúde, é história, é conhecimento, prática, ancestralidade, então tudo isso tem dentro do museu”, afirma mestre Marcão. 

Foto posada de integrantes do Grupo Capoeira Brasil no jardim do Museu da UFPA.

Sobre o projeto – O Projeto “Capoeira no Museu” existe desde 2016 e tem o objetivo de valorizar os saberes culturais e ancestrais que englobam a prática capoeirista. As aulas são ministradas pelo professor de Capoeira e museólogo Wanderson Amorim Costa, com a supervisão do mestre Marcão, do Grupo Capoeira Brasil, que busca, além de ensinar técnicas, também formar novos capoeiristas. 

As rodas de capoeira do projeto são realizadas ao ar livre e possibilitam aos participantes uma melhora na qualidade de vida, por meio da execução de diversos movimentos voltados ao ataque e à defesa corporal. De acordo com o instrutor, entre os diversos benefícios proporcionados pela prática da capoeira, estão o estabelecimento do controle emocional, o desenvolvimento cognitivo, a melhoria da mobilidade física, o aperfeiçoamento do lado afetivo e o avanço da função motora.

Serviço: 

Aulas de Capoeira no Museu da UFPA 

Data: todos os sábados 

Horário: a partir das 9h 

Local: Jardim do Museu da UFPA – Av. José Malcher, 1192 – Nazaré

Inscrições: os interessados devem se direcionar ao Museu da UFPA, em um dos dias de aula, para realizar a inscrição presencialmente. 

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 3 - Saúde e Bem-Estar

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo