Reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco desde 2014, a capoeira se tornou uma das principais formas de expressão atuais da sociedade e visa proporcionar equilíbrio, disciplina e controle emocional aos amantes e profissionais da área. Foi com o objetivo de proporcionar esses benefícios que surgiu o Projeto “Capoeira no Museu”, que oferta aulas de capoeira no Museu da UFPA, todos os sábados, às 9h.
Sem limitação para a idade dos praticantes, o projeto recebe alunos desde o público infantil, dos 3 aos 6 anos, ajudando na autonomia e no desenvolvimento das crianças, até o público idoso, com homens e mulheres com mais de 60 anos que desejam desenvolver a cognição, a coordenação motora e o equilíbrio corporal. As aulas são ministradas pelo professor de capoeira e museólogo Wanderson Amorim Costa e supervisionadas pelo mestre Marcão, do Grupo Capoeira Brasil.
“Não tem limitação física que possa impedir você de começar a praticar a capoeira, porque ela não é só trabalhar com a parte do corpo, ela trabalha muito com a mente, porque ela é música, é ritmo. Então a capoeira aborda todos os fatores que existem pra você ter um bom desempenho na sua vida, por isso que ela tem essa riqueza maior”, explica mestre Marcão, que exerce a prática há 40 anos.
Além de promover vantagens para a saúde corporal dos alunos, as aulas de Capoeira realizadas no Museu da UFPA também proporcionam um contato mais afetivo com a historicidade do espaço cultural, estimulando a valorização e difusão da cultura no estado. “Capoeira é saúde, é história, é conhecimento, prática, ancestralidade, então tudo isso tem dentro do museu”, afirma mestre Marcão.
Sobre o projeto – O Projeto “Capoeira no Museu” existe desde 2016 e tem o objetivo de valorizar os saberes culturais e ancestrais que englobam a prática capoeirista. As aulas são ministradas pelo professor de Capoeira e museólogo Wanderson Amorim Costa, com a supervisão do mestre Marcão, do Grupo Capoeira Brasil, que busca, além de ensinar técnicas, também formar novos capoeiristas.
As rodas de capoeira do projeto são realizadas ao ar livre e possibilitam aos participantes uma melhora na qualidade de vida, por meio da execução de diversos movimentos voltados ao ataque e à defesa corporal. De acordo com o instrutor, entre os diversos benefícios proporcionados pela prática da capoeira, estão o estabelecimento do controle emocional, o desenvolvimento cognitivo, a melhoria da mobilidade física, o aperfeiçoamento do lado afetivo e o avanço da função motora.
Serviço:
Aulas de Capoeira no Museu da UFPA
Data: todos os sábados
Horário: a partir das 9h
Local: Jardim do Museu da UFPA – Av. José Malcher, 1192 – Nazaré
Inscrições: os interessados devem se direcionar ao Museu da UFPA, em um dos dias de aula, para realizar a inscrição presencialmente.