menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

SBPC e UFPA lançam identidade visual e cartaz da 76ª Reunião Anual da SBPC

"SBPC

A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já tem identidade visual. A SBPC e a Universidade Federal do Pará (UFPA) acabam de lançar o cartaz oficial, uma das peças de comunicação mais tradicionais do evento. A edição de 2024 do maior evento científico da América Latina vai ocorrer de 7 e 13 de julho, no Campus Guamá da UFPA, em Belém.

"Cartaz

A identidade visual e o cartaz da Reunião Anual foram desenvolvidos pelo designer Alexandre Souza, da equipe da Editora da UFPA (ed.ufpa). A criação evidencia o tema da reunião, “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, e destaca os termos sustentável e inclusivo, em tons de vermelho e amarelo, respectivamente, como se pintados com os dedos, simbolizando a pintura corporal indígena, assim como a manufatura da cerâmica marajoara. O vermelho e o amarelo, em tons quentes e vibrantes, remetem ainda às cores cotidianas na vida amazônica, presentes nos frutos, nos temperos, nos barcos e nas paisagens.

"SBPCTambém protagoniza a composição visual uma grande folha de mangueira – árvore símbolo da cidade de Belém. A folha alude não somente ao verde da Floresta Amazônica, mas, com suas nervuras, faz lembrar os rios e furos que estampam os mapas da região. A reprodução da imagem da folha é de autoria do fotógrafo Alexandre de Moraes, da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA (Ascom).

Simone Neno, coordenadora da equipe que desenvolveu a arte, comenta o processo de criação do cartaz: “A versão final foi selecionada entre quatro propostas apresentadas por Alexandre Souza e tem como referência a arte criada, também por ele, para o evento de lançamento da Reunião Anual, realizado em agosto deste ano, na UFPA. O vermelho e o amarelo já estavam lá, compondo com o verde, assim como as fontes tipográficas. Quando uma ideia é boa, na origem, nada concorre com ela. Havia apenas um obstáculo: não queríamos usar uma imagem de fundo, a folha, de um banco de imagens qualquer. Foi aí que optamos por colher uma folha ao pé de uma mangueira”.

Com o objetivo de garantir a correta utilização da identidade visual do evento, será disponibilizado um manual da marca. Faça o download do cartaz aqui.

Sobre a SBPC e a Reunião Anual – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel fundamental na promoção e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.

Anualmente, a organização realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Sua Reunião Anual é realizada desde 1949, ininterruptamente, e costuma envolver, em cada edição, em torno de 10 mil participantes.

A escolha da UFPA para sediar a SBPC 2024 ocorreu em reunião do Conselho da Sociedade Científica, com aprovação unânime dos seus membros. A Instituição já recebeu o evento em outras duas ocasiões: em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá; e, em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em 2024, o evento novamente ocupará os espaços do campus, às margens do rio Guamá.

Assista ao vídeo-convite para a SBPC na UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Artes gráficas: Alexandre Souza – ed.ufpa

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo