Alunos da ETDUFPA apresentam espetáculo baseado na obra do compositor russo Igor Stravinsky

"Beija

A Escola de Teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos discentes  dos Cursos Técnicos em Dança Clássica, Cenografia e Figurino Cênico, turmas do ano de 2017, realizará o espetáculo de dança Beija-flor de Fogo, coordenado pelos professores Ana Cristina Cardoso, Carlos Dergan e Jaime Amaral. O espetáculo é resultado da Prática de Montagem dos discentes do 1º  ano do Curso Técnico em Dança Clássica do ano de 2017, da ETDUFPA. A temporada ocorre de 17 a 21 de janeiro, em dois horários: às 20 horas, de 17 a 19 de janeiro;  e às 18 horas, nos dias 20 e 21, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB),

Baseado na obra do compositor russo Igor Stravinsky e do coreógrafo novaiorquino Michel Fokine, Beija-flor de Fogo é um bailado em um ato e duas cenas, adaptado para a Amazônia paraense, por meios dos criadores da ETDUFPA. Nesta montagem, a Amazônia se apresenta como lugar mítico de cobiça. A imensidão verde se abre diante dos olhos.

O personagem Karaíba, homem branco, chega pelas águas barrentas do rio mar, e o sol tece o dia, tornando o cenário brilhante para a encenação. O Beija-flor de Fogo, pássaro de suntuosa beleza, baila no infinito azul, desfraldando em voos de encanto e mistérios, luz que brilha em fogo no céu que faz cintilar Manôa, aldeia dourada, morada das amazonas. É primavera! O vento sopra e faz Karaíba como presente da mãe d’água para as bravas guerreiras amazonas. Cai a noite misteriosamente, e nas profundezas do lago “Espelho da Lua”, brota um grande movimento nas águas: é a aparição de Apekuí, encontro místico que gera e faz emergir da água enluarada, seres protetores. Na floresta ninguém entrava antes deste movimento, pois é a morada da feiticeira que encantou as princesas guerreiras. O Karaiba se torna valente e vem para quebrar o encanto que faz prisioneiras as belas amazonas. O céu se fecha em nuvens negras, mas a clara imagem torna o raiar no céu o brilho de fogo que traz o viajante karaíba e as guerreiras para o sopro dos novos tempos.

Serviço:
Apresentação do espetáculo Beija-flor de fogo
Temporada: 17 a 21 de janeiro de 2018
Horários: às 20 horas, de 17 a 19 de janeiro;  e às 18 horas, nos dias 20 e 21
Ingressos promocionais a R$10,00, com meia entrada para estudante.
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.

Texto: Ana Maria Castro Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA
Foto: Divulgação ETDUFPA