Lançado na última semana de abril, o Edital de Extensão Inclusiva Avançada (Proexia) Marajó estendeu o prazo de inscrições até esta sexta-feira, 7 de junho, . A finalidade do Edital de Extensão é selecionar e financiar 20 programas de extensão, vinculados ao projeto pedagógico de curso de graduação, para o desenvolvimento de ações extensionistas, a fim de atender a demandas socioeconômicas no arquipélago do Marajó.
“Nós somos uma instituição humanista que está sempre preocupada com a questão da igualdade, da justiça e dos Direitos Humanos. Esse edital vai apoiar várias áreas que serão desenvolvidas pelos projetos, com o objetivo de promover a cidadania na região”, ressaltou o reitor do UFPA, Emmanuel Tourinho, na ocasião do lançamento do edital.
Extensão Inclusiva – A extensão universitária tem, como característica principal, o papel de unir a universidade e a sociedade, portanto os projetos apresentados devem conter um caráter de integração do conhecimento acadêmico com o saber popular, com foco na inclusão de grupos sociais da região do Marajó.
São aceitas as inscrições de projetos que estejam ligados às seguintes áreas: Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Trabalho; Tecnologia e Produção e Cultura e Comunicação, com ações capazes de interferir no desenvolvimento dos municípios localizados na ilha do Marajó e de proporcionar melhoria da qualidade de vida para a população marajoara.
Quem pode participar – Todos os docentes ou técnicos-administrativos com nível superior que integram o quadro efetivo da UFPA podem submeter projetos na condição de Coordenador de Programas. Embora os projetos estejam ligados aos campi do Marajó – Breves e Soure –, não há limitação para inscrições de proponentes de outros campi, desde que os projetos sejam voltados para atender à região do Marajó. Somente aqueles que estão inadimplentes com a Proex ou licenciados da UFPA não podem participar da seleção.
Para que os projetos apresentados sejam aceitos, é necessário também que estejam vinculados ao Projeto Pedagógico do curso de graduação das unidades dos proponentes, de forma que, em sua metodologia de trabalho, envolva mais de uma unidade da UFPA. Além disso, o programa deve atender a todas as diretrizes da Política Nacional de Extensão, presentes no Edital, e da Resolução CNE Número 07/2018.
Inscrições – Para se inscrever, o proponente deve realizar o preenchimento de formulário eletrônico e anexar os documentos, obrigatórios para a inscrição, via Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE), até esta sexta-feira, 7 de junho de 2019. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 19 de junho; e o resultado final, após recursos, divulgado no dia 29 de junho de 2019.
Serviço:
Inscrições Proexia
Período: até 7 de junho de 2019
Inscrições no SISAE
Mais informações no Edital
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google