Cartilha “Patrimônio Verde em Debate” apresenta ideias e conceitos de sustentabilidade para os negócios na Amazônia

Com a aproximação da COP 30 na capital paraense, muito se questiona sobre as mudanças e preparativos com relação à preservação ambiental na Região Amazônica. Com a intenção de promover ideias mais sustentáveis para o ambiente dos negócios , o Grupo de Pesquisa Financiando Direitos, coordenado pela professora do Instituto de Ciência Jurídicas (ICJ/UFPA) Luma Scaff, produziu um material informativo que coloca o Patrimônio Verde no centro dos debates acerca das mudanças climáticas, do mercado de carbono e das estratégias ambientais, sociais e governamentais presentes na atualidade.

A Cartilha “Patrimônio Verde em Debate” contempla os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, ao focar na melhoria da qualidade de vida da população com a implementação de medidas inteligentes.  O equilíbrio entre a relação do manuseio de riquezas naturais e a conservação ambiental se torna extremamente importante na questão da garantia de recursos essenciais pensados para as futuras gerações.

“O objetivo desta publicação é apresentar uma atuação conjunta e colaborativa para compreender alguns instrumentos econômicos presentes nas zonas dos negócios públicos, e privados que estão sendo realizados na dinâmica do desenvolvimento ambiental, chamando a atenção para a necessidade de aplicar medidas de equilíbrio na redução da degradação visando a preservação do patrimônio verde em debate”, destaca a coordenadora do grupo de pesquisa “Financiando Direitos”, Luma Scaff.

Comprometimento sustentável – A cartilha dispõe de informações sobre o conceito, os tipos e os motivos para a realização do investimento sustentável, os Fundos Ambientais, o Agronegócio e acerca das mudanças do pacote ambiental de 2023. Além disso, o material também apresenta conceitos pouco conhecidos, como a tecnologia Blockchain Climate, o termo Diligence Ambiental e as diferenças, vantagens e desvantagens dos Green Bonds, também chamados de Títulos Verdes.

Imagem da capa da Cartilha - Patrimônio Verde em Debate. Na Capa, uma fotografia de uma floresta ladeando as margens de um rio. Em destaque, o texto: CARTILHA - PATRIMÔNIO VERDE EM DEBATE. No topo esquerdo, em um triângolo de fundo esverdeado, as logos do realizadores: Grupo de Pesquisa “Financiando Direitos” e RiiMAS. No rodapé esquerdo, em um triângulo de fundo branco, as logomarcas dos apoiadores: UFPA, ICJ, Faculdade de Direito, PGE-PA, Capes, PPGDDA, PPGD, CNPq, Propesp e Proex.

Para alcançar o maior número de interessados na preservação e conservação do meio ambiente e fazer com que novas pessoas se inspirem na prática dos conceitos apresentados no informativo, as informações são apresentadas de forma didática, em linguagem clara e objetiva, a fim de garantir o compreendimento do público de todas as faixas etárias.

“Belém será a próxima sede da COP, sendo importante compreender, em diferentes níveis, a preservação ambiental com vistas à melhoria da qualidade de vida por meio da implementação de medidas inteligentes e estratégicas no escopo de gerir o patrimônio verde em prol do desenvolvimento sustentável. O equilíbrio entre a utilização e o manuseio de recursos ambientais e a preservação do bem ambiental é uma das principais metas de desenvolvimento”, ressalta a coordenadora de produção da cartilha, Luma Scaff.

Sobre a cartilha – A Cartilha “Patrimônio Verde em Debate” é uma realização da Procuradoria do Estado (PGE) e da Rede Integrada de Informações sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (Riimas), juntamente com a Universidade Federal do Pará.

O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa “Financiando Direitos”, promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ), com coordenação da professora Luma Scaff e do  vice-líder professor Felipe da Fonseca. A equipe é formada pelos estudantes de pós-graduação Fernanda Sequeira, Laíra Lobão, e de graduação Adib Salomão Muriel, além de Rebeca Reitz, Camila Veloso e Kelly Isabel Pereira que representam a parceria da Riimas.

O material informativo é um dos resultados de mais de seis meses de postagens semanais publicadas nos canais midiáticos do grupo (@financiandodireitosgp e @riimas.br) e representa para a sociedade um novo olhar sobre a responsabilidade sustentável não apenas dentro da Amazônia, mas também no mundo.

TEXTO: Victoria Rodrigues - Ascom UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

ODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima